ETG037 – TRANSPORTES PÚBLICOS
Carga Horária Total: | 60 horas aula |
Classificação: | Optativa |
Pré-Requisitos: | Planejamento Urbano, Regional e de Transportes |
Ementa:
Caracterização do Transporte Público Urbano e Interurbano. Planejamento dos transportes públicos. Programação e Operação dos Transportes Públicos. Gestão do Sistema de Transportes Públicos.
Objetivos:
Esta disciplina tem por objetivo o fornecimento de conhecimentos básicos para os alunos do Curso de Engenharia Civil, no que se refere aos transportes públicos. A abordagem está estruturada em quatro partes distintas – características gerais dos transportes públicos urbanos, planejamento dos transportes públicos, programação e operação dos transportes públicos, e gestão de sistemas de transportes públicos – as quais deverão permitir aos alunos uma base teórica que possibilite uma análise de transportes públicos.
Metodologia:
A metodologia adotada para esta disciplina envolve aulas expositivas, slides, filmes, apostilas e discussões de temas específicos.
Programa:
Unidade 1 – Caracterização do Transporte Público Urbano e Interurbano
- Organização
- Funcionamento
Unidade 2 – Planejamento dos transportes públicos
- Pesquisas de transporte
- Estudos da demanda de curto-prazo
- Estudos da demanda de médio e longo-prazo
- Tecnologias de transporte público urbano
Unidade 3 – Programação e Operação dos Transportes Públicos
- Caracterização da oferta
- Prioridade ao transporte coletivo no trânsito
- Programação da oferta: itinerários, pontos de parada e terminais
- Programação da oferta: períodos típicos, níveis de serviço, freqüência e headways
- Programação da oferta: diagrama de marcha, frota e ordem de serviço
- Controle e fiscalização
- Avaliação do desempenho e monitoração
- Custos e tarifas
Unidade 4 – Gestão do Sistema de Transportes Públicos
- Estrutura gerencial
- Legislação
Bibliografia:
ALLPORT, R.J. and THOMSON J.M. (1990): Study of Mass Transit in developing countries. Transport and Road Research Laboratory- TRL, Contractor Report (CR 188), Crowthorne.
ANTP – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS (1991): Sugestões para a formulação da política de transporte de passageiros no Brasil: Ônibus Urbano. Revista dos transportes Públicos n. 51, Março, Brasil.
ARMSTRONG-WRIGHT, A. (1986): Urban Transit Systems – Guidelines for examining options. World Bank, Technical Paper 52, USA.
BOWMAN, L. A. and TURNQUIST, M. A. (1981): Service frequency, schedule reliability and passenger waiting times at transit stops. Transportation Research, 15A(6), pp. 465-471, UK.
FILHO, R. D. O. e outros (1996): Onibus urbano: Regulamentação e mercados. LGE, Brasília.
FULLER, N. (1991): Principles of Micro Economics. Tudor Publishing. UK
GARDNER, G., CORNWELL, P. R. and CRACKNELL, J. A. (1991): The performance of busway transit in developing cities. Transport Research Laboratory-TRL, Research Report (RR 329), Overseas Unit, Crowthorne.
GREENSHIELDS, B. D. (1935): A study of traffic capacity. Highway Research Board Proceedings, National Research Council 14, pp.448-477.
MOHRING, H.. (1972): Optimization and Scale Economies in Urban Bus Transportation, American Economic Review, September: pp. 591-604.
NOVAES, A. G. (1986): Sistemas de Transportes – Análise da Oferta. Editora Edgard Blucher Ltda., vol 2, Brasil.
PAPACOSTAS, C. S. (1987): Fundamentals of Transportation Engineering. Prentice-Hall International, USA.
RAMOS NUNES, N.T. (1995): An EvaluationT of the Role of Medium Capacity Public Transport Systems in Developing Countries: The Brazilian Case. PhD Thesis, Institute for Transport Studies-ITS, University of Leeds, UK.
Revistas da ANTP e da ANPET. Artigos diversos.
SMEED, R. J. (1968): Traffic Studies and Urban Congestion. Journal of Transportation Economics and Policy, vol 2 , pp. 33 -70.
VASCONCELOS, E. A. (1996): Transporte Urbano, espaço e equidade: Análise das Políticas Públicas. Editoras Unidas, São Paulo, Brasil.
WOHL, M. and HENDRICKSON, C. (1984): Transportation Investment and Pricing Principles. John Wiley and Sons, USA.